Vamos fazer Sudubu?

Olá hoje finalmente vou apresentar a vocês como preparar SUNDUBU, aquele ensopado de dubu ou tofu, que é queijo de soja. Muito apreciado nesses dias de frio, além de saboroso é baixa caloria e é uma das prediletas entre as mulheres.

Para saber mais sobre este prato maravilhoso dá uma olhada no link abaixo que eu já retratei aqui


Então chega de falar e vamos lá

Antes de iniciar vou explicar uma dica importante. Tanto a culinária coreana ou de outras culturas o mais importante é sempre deixar caldo preparado que é a base da culinária. Yuksu que em coreano é caldo pode ser de carne ou de frutos do mar e é com ele que a gente prepara pratos mais exóticos.

Em geral na culinária coreana usa muito de frutos do mar como vou mostrar aqui..

Numa panela enchi de água de uns 5 litros

Um pedaço de Dashima, tipo de alga mais dura que serve para dar caldo, um pedaço como mostra abaixo

Sempre uso cabeça de cebolinha para dar sabor mais doce, quando for comprar cebolinha separe a cabeça lava bem e deixe no freezer

Myolti ou anchovinha um tanto

Vai também meia cebola, ele é bom para deixar sabor adocicado

E por fim um pedaço de nabo, nabo é o primeiro para ser retirado assim que começar ferver em 10 minuto retire

Coloquei todos os ingredientes numa saco de caldo que pode ser encontrado nos mercados coreanos, pois assim é fácil de retirar depois. E se não tiver, não tem problema depois é só coar. Pode ver que coloquei nabo separado para ser retirado em 10 minuto. Assim que começar ferver baixe o fogo e deixe mais 30 minuto e por fim retire saco e deixe esfriar

Por final o caldo está pronto, como não amarrei direitinho vazou os ingredientes, mas tudo bem, o caldo está amarelado e sem nada de gosto mas depois pode usar para fazer qualquer tipo e Tigue ou Caldo de sua preferência.

Agora vou preparar pimentas, numa frigideira quente coloquei 5 colher de óleo de cozinha, pode ser qualquer tipo desde que não seja óleo de gergelim, em fogo baixo 5 dentes de alho picado e comecei fritar.

Assim que começou fritar acresentei 5 colheres de gochugaru, não tinha graúdos então usei os mais finos, com fogo apagado. Se você colocar gochugaru com fogo alto ele queima facilmente então controle o fogo.

Misture bem e olhe como ficou. Ele pode ser usado para outros fins como Tigue ou Sopas.

Agora os principais ingredientes, meia pimenta verde, meia cebola, um pouco de cogumelho shimeji e 3 cebolinhas e Dubu ou Tofu que vem numa caixinha, não confunda!

Primeiro numa panela de pedra, se não tiver use qualquer tipo fundo, coloquei o caldo até metade. Aqui coloquei 2 pedaço de bisteca mas você pode usar frutos do mar como lula, mexilhão e mariscos, ou carne bovina e até salsichas. 

Assim que começou ferver coloquei 1 colher de pimenta que deixei preparado, depois cebola,  e pimenta verde também.

Próximo foi cogumenlo shimeji, já que ele cozinha rápido.

E por fim Dubu, coloquei metade de caixa, que dá para 1 refeição e cebolinha por cima. E temperar com sal.

Ah antes que esqueça um ovo também...!!

Por fim está pronto! Sei que não está tão bonito, mas garanto sabor isso sim!

então vamos fazer?

Comentários