Curiosidade - Haja Pimenta


 Ok.ultimamente tenho postado fantásticos e exóticas culinárias coreanas mais variados e muita gente devem estar com dúvida. Afinal por que todos os pratos são vermelhos? Para responder esta pergunta vou fazer uma pequena apresentação de pimenta.

Para definir culinária coreana costumo dizer que os coreanos comem pimenta com molho de pimenta.....HA! Mas calma..calma...nada de pânico! É que molho de pimenta que refiro é na verdade pasta de pimenta chamada gochujang. Ele tem consistências e cor que parece ser ketchup. É feito de farelo de soja e pimenta vermelha moída. Sua picância varia de nível médio para cima e serve para temperar caldo, molhos e etc.

É claro que nem todos os coreanos gostam de pimenta e o próprio molho de pimenta é meio doce. Mas falando cá entre nós o sentido ardido(não é sabor e sim sentido!) vicia. Como? É bem simples vou explicar. Quando alguém ingerir pimenta que causa sensação de queimado na língua o cérebro libera substância chamada Endorfina que é um neurotransmissor.

Ele é produzida em resposta à atividade física, dor e stress visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar. Por tanto quanto mais pimenta ou a sensação de dor que for a sensação de bem-estar é tão confortante com que faz a gente comer mais pimenta.

Na culinária a pimenta foi introduzida nos meados de século 17. Mas comer que nem agora vermelho nas variada forma de culinária, foi depois dos anos 50. Com a industrialização e a economia em expansão os coreanos começaram consumir mais pimenta já que era uma das fontes de alimentos mais baratos e com ciclo vicioso a tendência é consumir mais ainda.

Um fato curioso é que quando há crise econômica no mercado os coreanos procuram comidas mais picantes, que já foram temas de vários estudos científicos e confirmados. A resposta era que quando ingere pimenta a pessoa sua e com isso alivia estresse do dia-a-dia.

Por fim pimenta é boa para saúde pois ele é antioxidante, bactericida e alivia dor sendo  medicamento natural.  

Comentários

  1. Então aqueles vídeos q eles põe um mundo de pimenta na comida, a pimenta é ardida? Pra a pimenta era das fraquinhas, q não arde nada, pois é muita pimenta q leva certas receitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo a pimenta frita no oleo ou gordura nao arde tanto ela nao fica ardente, por exemplo se vc por no molho no momento ates de ficar pronto ela ficara muito ardente, faca o teste,frite a pimenta partida ou inteira com os temperos do seu gosto de acordo com o cardápio qie vc desejar e vai perceber que nao notara a ardencia da capsaisina que e o que provoca ardor, faca assim so vai dar sabor a seus pratos

      Excluir
  2. Será que os coreanos não ficam com problemas gástricos comenda tanta pimenta?

    ResponderExcluir

Postar um comentário