Afinal o que é 불고기 Bulgogi?

Olá a todos!
Já faz muito tempo que deixei de escrever sobre maravilhas de culinária coreana. Reconciliar meu hobby com meu trabalho está me prejudicando muito e por isso ultimamente deixei de postar por pura falta de tempo. Muita gente me pergunta se trabalho com restaurantes e afins e aqui já digo. Não tenho restaurante, já trabalhei mas atualmente não trabalho. O que faço é apresentar a vocês um pouco mais de informação sobre culinária coreana, já que sou coreano, já aprendi e atualmente ainda estou estudando. 

Já são 4 anos que este blog nasceu e vejo que muita gente procura aqui as receitas e isso me deixa com orgulho mas também um certo peso nos ombros. Fora aqui através de email e facebook fazem perguntas de onde comprar certos ingredientes e informações sobre restaurantes. Tento responder todas mas como são tantas as vezes demora para ir atrás de informações, traduzir e responder por isso peço calma antes de me cobrar!

Muita gente me pediu para continuar a colocar as receitas coreanas e claro que ainda estou devendo muitos. Também cursos que prometi a anos, mas vamos com calma gente vou tentar tudo para ir até vocês que estão tão longe de São Paulo, como Rio de janeiro, Brasília, Porto Alegre e até Fortaleza. Este ano vou tentar ir até vocês.

Bom, chega de falar e hoje vou apresentar um simples comparação e descrição de um dos pratos mais conhecidos da Coreia. 불고기 Bulgogi, traduzindo literalmente é Bul=Fogo e Gogi= carne, então seria carne que leva fogo. Este prato é o mais indicado para quem começa a aventurar na culinária coreana, pois ele não leva nada de pimenta. 

Para começar carne bovina, aquela carne que a agente está tão acostumado de comer no Brasil, é muito caro na Coreia. Como a Coreia é uma região onde 70% são montanhas não tem pasto suficiente para criação de gados e isso faz com que carne seja muito caro chegando a ser 10 vezes mais caro que Brasil. Durante dinastia Chosun(1392-1897) consumo de carne bovina era restrita, mas mesmo assim nasceu estes pratos maravilhosos.

Muita gente não conhece mas existem 3 tipos de bulgogi e dependendo da regão do país muda o modo de preparo. O mais conhecido é o tipo da região Seul, capital do país. Ele é preparado numa frigideira que parece mais com disco voador e têm furinhos no meio para que fogo chegue direto na carne e a borda é levantada para reter caldo. Além de caldo ele leva muitas verduras como cebola, cenoura, cogumelo, repolho e danmyun, macarrão de batata doce. É mais adocicado e com caldo fica ótimo num dia frio.








Segundo tipo mais conhecido é da região Eonyang, que fica perto de cidade Busan, a 2a maior cidade da Coreia. Este eunyang bulgogi é diferente pois ele retira toda gordura da carne, bate ele bem finos e depois temperado e marinar 1 noite. Depois com grelhas vai direto para carvão e é assado na hora. Como ele foi batido com faca e temperado é muito saboroso e realmente ele derrete na boca.










3o tipo mais conhecido é da região sul do país chamanda Gwangyang, Este tipo é mais rústico pois carne é cortado e temperado na hora. Não existe tempo de marinar e a carne não é da primeira mas mesmo assim seu sabor é marcante.















Além desses tipos de bulgogi ainda têm outros tipos de carne que é parecido pois os molhos são parecidos. Primeiro Sogalbi, costela bovina marinada ao molho bulgogi. Você pega costela abre bem finas e tempera. É o mais caro de todos!







E este aqui é Tokgalbi, também é feito de costela mas sem osso. Dizem que este prato nasceu para ser servido ao rei, para que não tenha trabalho de separar carne e osso. A carne é retirada da costela e batida para se leve e depois de formar com a mão é marinada e grelhada.




E por último este aqui é Neobiani, com nome já diz. Quer dizer carne aberto e amaciado, para fazer pega uma filé de carne e batido com martelo ou facas e depois marinado ao molho bulgogi.




E para terminar aqui vai uma receita simples de fazer Bulgogi. Aproveitem!


Ingredientes
- 600g de carne de qualquer tipo de carne bovina.

- 1 cebola  
- ½ cenoura     
- 4 cebolinhas   
- 100g de cogumelo shimeji

- óleo de soja
- 5ml de gergelim torrado,


Para molho:
- 150ml de molho de soja
- ½ pera ou abacaxi ou maçã
- 30ml de mel ou glicose de milho
- 20ml de sakê de cozinha
- 2 dentes de alho 
- 5ml de óleo de gergelim

- 15ml de açúcar
- pimenta do reino
- sal a gosto

  

Modo de Preparo
1.      Prepare o molho misturando todos os ingredientes.
2.      Junte as fatias de carne e o molho, misture e acrescente cebola, cebolinha, cenoura e shimeiji. Deixe marinar por 30 minutos.
3.      jogue um fio de óleo de cozinha numa frigideira e começe fritar até ficar no ponto desejado.



Comentários

  1. Hum, esses pratos parecem ótimos! Tenho muita vontade de fazer estas receitas, mas não consigo comprar os ingredientes típicos como Gochujang.
    Será que você poderia passar receitas coreanas com ingredientes do Brasil
    Parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Hoje vou ter o privilégio de provar esse prato.... depois venho e digo o que achei....

    ResponderExcluir
  3. Melhor receita de bulgogi que existe! Parabéns João Son!

    ResponderExcluir
  4. onde posso encontrar a panela da região de Seul (com furinhos)?

    ResponderExcluir

Postar um comentário