Vamos comemorar Hangawui?



Sabe que dia é hoje?

É dia de colheita ou melhor 한가위 HANGAWUI.....ou 추석 CHUSEOK para mais velhos. HANGAGWUI é uma data especial para comemorar o fim da colheita e agradecer a seus ancestrais ou Deus.

ACoreia tem 4 estações bem definidas e durante ano esta época é muito importante pois se não estocar alimentos suficientes vão passar fome durante inverno.

O ciclo começa assim, primaveira planta arroz, sua principal fonte de alimentos, cuida durante verão e reza muito para não passar nenhum tufão e colher no começo do outono.

É uma data muito comemorativa como natal aqui no Brasil, é uma época onde toda família se reunem e fazer 제사 JESA, algo parecido como missa e agradecer aos ancestrais pela ação. Tudo isso das influências do CONFUCIONISMO uma antiga filosofia e doutrina adotada pela antiga dinástia e que ficou como tradição.

Para preparar JESA eles seguem uma regra muito rígida, servir os melhores frutos e peixes é a mais importante e preparar a mesa como mostra foto abaixo. A mesa é virada sempre para norte, peixe lado direito, carne é esquerda, arros no meio e algo assim. 


aqui está um vídeo mostrando como uma família tradição prepara. Mas lembre-se esta é o caso de uma familía tradicional e não é toda familía que prepara assim,  




A data específica é 15 de agosto no calendário lunar que nesse ano corresponde 30 de setembro. Mas como é uma data muito especial geralmente eles descansam 3 dias e que nesse ano caiu justo num domingo então foram estendido até 4a feira que vem. são 5 dias para comemorar.....!

após JESA vem parte gostoso, jogos para descontrair. Primeiro que apresento é 제기차기 JEGUI-CHAGUI. Parecido com peteca mas em vez de usar as mão esta aqui usa pé. Você chuta ele até conseguir maior número possível, mais uma vez vídeo para ter uma idéia



parece fácil? que NADA....!!!!!

outro jogo é 차전놀이 CHAJEON-NORI essa não é uma brincadeira simple e sim demonstra força e união do grupo formado. O general esta montado numa espécie de cavalo e dois generais brigam empurrando outro advesário. É claro que tudo é uma brincadeira  e nada sério, mas tem que ter a força e abilidade para manobrar... vídeo?



outro jogo legal é  윷놀이YUTNORI, algo parecido com tabuleiro. Você joga 4 paus demarcadas para cima e vê quantas cairam de barriga para cima e mexe cavalo conforme estes números e ganha quem chegar primeiro. Tabuleiro também representa 4 estações ou ciclo de vida, legal né?



agora finalmente vamos falar algo gostoso! como é uma data para comemorar colheita é claro que a comida é farta. Então a família se reune para prepara a mesa. Aqui em especial 송편 SONGPYUN, bolinho de arroz com recheio de mel ou feijão doce. Este não pode faltar.


전 JEON, panquecas de frituras de variados como filé de peixes, carnes e verduras, abóbora, berigela, pimenta verde, isso mesmo pimenta! e muito mais.


도토리묵 Dotori Muk, gelatina de bolota


조기 JOGUI, pescado


화전 HWAJEON, panqueca de arroz com flor, bem diferente...


산적 SANJEOK, espetinho misto de verduras e carnes


잡채 JAPCHAE, macarrão de batata doce com variedades de carnes e verduras



boas festas e até semana que vem! 


Comentários

  1. Annyeonghaseyo!

    Que delícia encontrar esse blog quando eu sou grande fã da culinária coreana e neste exato momento me encontro em briga com o tempero da conserva de nabo. Já tentei fazer inúmeras vezes e o não adianta!O sabor não fica como o dos restaurantes em que comi.

    Tentarei seguir a receita que encontrei neste blog e aproveitarei para fazer muitas outras.

    Gamsahapnida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mia!

      Que bom que você gostou site. Sobre conserva de nabo seria kimchi certo? nesse caso o mais importante é salgar primeiro, sem este estágio NÃO FUNCIONA! se acertar na medida certa me avise ou mesmo que não tenha acertado me avise que vamos analisar.

      No ano que vem vou abrir curso só para fazer kimchi, viu?

      Aguarde...kkkk

      Excluir

Postar um comentário