Sabe que dia é hoje? - Guerra da Coreia

Bom dia a todos!

hoje é um dia muito importante na Coreia e por isso vou falar um pouco sobre a história da Coreia. Exatos 62 anos atrás, hoje 25 de Junho de 1950, começou a Guerra da Coreia, com a invasão dos norte coreanos. Durante 3 anos mais de 2 milhões vítimas e quase 80% das indústrias foram dizimados, uma verdadeira tragédia.

Para entender um pouco sobre como isso aconteceu precisamos voltar ao tempo. Tudo comçou no fim da 2a Gerra mundial  com a derrota dos Japoneses que dominaram a Coreia durante 36 anos. EUA e a União Sovietica os vitoriosos da guerra expulsaram os japoneses e  dividiram a Coreia em 2 países, cada um ficando com uma, como já havia feito com a Alemanha.
A Coreia do sul, com a ajuda dos americanos se tornou um país democrático e adotou capitalismo, enquanto a coreia do norte se tornou comunismo como união soviética e começou a se preparar para dominar o sul com a força.

Antes da guerra, os norte coreanos eram mais ricos que os do sul, pois é na região do norte que concentrava maior parte da indústria deixados pelos japoneses.



no começo tudo era caos, sem munição e arma os soldados e os jovens foram dizimados
Depois de várias tentativas de derrubar o governo do sul, financiando golpes de estado e incentivo a revolta, os norte coreanos finalmente invadiram o lado sul, na madrugada de domingo dia 25 de Junho de 1950.

Os sul coreanos não estavam preparados para a Guerra, enquanto os norte coreanos se preparam anos e anos com a ajuda dos soviéticos. No início da guerra foi terrível para os lados do sul, derrotas e derrotas seguidas quase levaram ao fim.

Mas com a ajuda do ONU liderado pricipalmente pelos americanos, em setembro começaram a revidar e quase terminou a guerra. Mas os chineses resolveram ajudar os norte coreanos e a guerra continuou.

Além dos soldados houve muita morte dos civis, pois para comunistas qualquer funcionário públicos, até do correio, eram considerados traidores do povo e após julgamentos rápidos eles são condenados ao fuzilamento. Isso também servia para os ricos e intelectos como professores. 


antes da guerra, a Coreia já era um país miserável. e a guerra acabou com um pouco que tinham. Foi um verdadeiro sacrifício dos nossos pais para lse tornar a Coreia atual
depois de 3 anos de batalhas a guerra cessou no mesmo lugar onde tudo começou, no paralelo 38, em que corta a penísula no meiol. O saldo foi terrível, mais de 2 milhõs de vitimas sendo que 85% são civis, 200 mil de viúvas e 100 mil órfãos 


Nessa guerra de ideologia muita gente perdeu familia, mas a principal dor foi, próprios irmãos lutarem de lados opostos, era verdadeira tragédia. Mesmo depois de 60 anos por incrivel que pareça ainda tem gente procurando a família e esta geração está diminuindo com o tempo.



60 anos depois a Coreia do sul que era um país pobre, que dependia da ajuda humanitária, agora é um dos países mais ricos do mundo, sendo 13a economia do mundo. 99% de alfabetização, PIB per capita US$ 23,000 mostra como o país cresceu.



o que será que aconteceu com esta criança?


E o que será que aconteceu com norte coreano? como os dados são imprecisos não vou dar palpite, mas juntando as informações dá para entender que o país faliu completamente.

A coreia do norte é um país totalitarismo em que o grande líder é que decide em que rumo o país deve seguir, pensar e até vestir. Rádio e TV existem só para propaganda nacional e muita gente, mas muita gente morrem de fome. 

Parece qua a única solução que eles encontraram foi ameaçar os vizinhos para ganhar alimetos. Com constante ameaça de guerra e arma nuclear exigem alimentos e combustível, é uma vergonha!

Por fim cuidado ao perguntar para um coreano se é do norte ou se é do sul. Pois para nós Corenos ser comparado com os do norte é insulto. Afinal alguém já viu alguma marca, produto ou um norte coreano? pois lá ninguém entra e ningém sai.



foto de satélite. Os norte coreanos por falta enegia mal conseguem ilumar o país


Hoje resolvi escrever esta matéria para lembrar dos nossos passados e acreditar que a liberdade é o maior herança que nós podemos deixar para nossos filhos

Comentários