쫄면 Jjolmyun - Macarrão elástico

Este calor infernal ninguém merece. Além de estresse do dia, calor tira vontade de comer. Para refrescar um pouco Chef Rose sugeriu Jjolmyun, macarrão com molho de gocujang que serve gelada.

Vou colocar passo a passo como fazer, e vamos lá. Usamos broto de soja, não confunda broto de feijão com broto de soja, coreanos preferem broto de soja e raramente usam broto de feijão.

Gosto muito desse broto de soja, mas é chato para caramba limpar, tem que separar cabeça de soja estragada e tirar raízes, demora para fazer. 

Numa panela esquente água e assim que ferver coloque broto de soja e cozinhe uns 5 minutos. Uma dica importante, não tampe, pois se abrir durante cozimento além de cozinhar demais pode deixar um cheiro nada bom. 
Como macarrão tem molho gochjang, um ovo cozido cai bem para proteger estômago.
Este é macarrão para jjolmyun, farinha de trigo e batata. O mais engraçado é que ele tem consistência elástica, daí o nome jjol-myun que significa macarrão elástico ou duro, na tradução livre. Você encontra ele nas mercearia coreanas, mas lembre-se eles são  congeladas, pois precisa de refrigeração.
Dizem que este macarrão nasceu por a caso. Uns 30 anos atrás um funcionário de fabrica de macarrão errou a medida de funil que regula saída do macarrão. Como ele era muito grossa para ser vendido, o dono resolveu doar para um restaurante vizinho. O cozinheiro ao ver pela primeira vez disse "que macarrão duro(elástico)", mas também viu que era gostoso e assim caiu no gosto das pessoas.

 Após cozinhar lave ebm com água corrente para eliminar resíduos de farinha
O macarrão é servida com verduras como broto de soja, repolho, cenoura, pepino, cebola, alho...ou melhor...o que tiver na geladeira...é claro......não tem limite!
Após temperar com açucar, pimenta do reino, gergelim torrado, um pouco de óleo de gergelim, vinagre e por último ai vai 2 colheres de gochujang ou a gosto das pessoas. Sou coreano mas não vou exagerar.
 Misture bem, usando sempre luva plástica é claro!

 Depois coloque macarrão e misture mais uma vez.
 Para acompanhar macarrão compramos este mandu congelado, não sabia mas este é para servir gelado. Após cozinhar coloquei junto com gelo
ficou jóia ou melhor....gostoso!

 Pronto....agora está completo!

Não ficou tããããããão pímento quanto parece, até que é divertido comer puxando com a boca.... 
 Mandu para completar....kkkk
Tip: Os ingredientes você encontra nas mercearias coreanas
Mercearia Seoul - Rua prates, 462 - Bom Retiro 011)3326 4911/3227-4444

Comentários

Postagens mais visitadas