짬뽕 Jjampon - 짜장면 Jjajanmyun

Hoje vou postar pratos que eu e a minha esposa preparou alguns dia antes para nossos amigos que visitaram minha casa. Sei que este blog é dedicado a culinária coreana, mas aqui também vou postar pratos que os coreanos mais apreciam com origem de outros países.

Jjampon tem origem curiosa, dizem que ele nasceu no Japão, onde um chef chines reparou que seus conterrâneos estudantes que estutavam no Japão passavam por dificuldade financeiras e passavam fome. Assim ele resolveu criar um prato barato, macarrão com verduras refogados com caldo de carne de porco e até hoje ele é bastante popular no Japão.

No começo do século 20, os chineses vieram para Coreia, e apresentaram jjampon para coreanos. Diferentements dos japoneses, os coreanos introduziram no ingredientes frutos do mar como camarão e lula e mexilhão, mas o maior transformação foi adição de pimenta.  

jjampon estilo japones

jjampon estilo coreano...hot..hot...e hot....!
Jjajanmyum é outro prato curioso, no começo do século 20 com a abertura do proto INCHEON os trabalhadores chines vieram para Coreia, e com eles este macarrão com carne de porco com molho de soja 

Com o tempo também foi passado para coreanos, mas como todo bom coreano também houve transformação,  como adição de caramelo na pasta de soja para dar cor preta e adoçar.

jjajanmyum chines tem mais carne e pepino

jjajanmyun corena, doce e tem mais verduras do que carne
Os dois pratos são rápidos e baratos, na Coreia quando alguem estiver com fome e com pressa de comer eles pedem estes pratos. e o número de restaurantes chines são tantos, dá para comparar com pizzaria aqui em são paulo.

De jeito nenhum  pode faltar cebola e nabo em conserva para acompanhar

Fato curioso é que na china não existe estes pratos, já que foram reinventado na Coreia. Têm muitos relatos de coreanos reclamando que na China não encontraram estes dois pratos mais amados pelos coreanos, ou se encontraram não era nada parecidos.

Antigamente estes pratos eram considerados caras, só podendo comer em ocasiões muitos importantes. Assim antigamente os pais levavam seus filhos para almoçar depois da formatura ou aniversários. Por isso tem gente que toda vez que for comer relembra aquelas lembranças boas.
Para aqueles indecisos, tem este prato
que é metade de jjajanmyum e jjampon
Por fim aproveitem fotos abaixos, são pratos preparados pela Chef Rose e eu como havia falado no começo do blog.

bom apetite!
Jjampon by Chef Rose Shin
Jjabtang, frango, lula, camarão refogado
com verduras by Chef Rose Shin

Jjajangmyun, macarrão ao pasta de 
soja com carne de porco by Chef João Son
tangsuyuk, carne de porco frito
ao molho agridoce by Chef Rose Shin

Comentários