설날 Seollal - Feliz ano novo Lunar


새해 복 많이 받으세요!

Feliz Ano Novo Lunar!


Os coreanos costumam comemorar 2 Ano Novo: um em janeiro, segundo o calendário solar e o Seollal, como conhecido, pelo calendário lunar, caindo este ano em 23 de Janeiro. Até começo do século XX a Coreia tinha próprio calendário lunar, e mesmo usando calendário gregoriano como nós conhcemos, a tradição ficou até hoje.

Durante Seollal muitos retornam às suas cidades natais para celebrar rituais cerimoniais para mostrar o respeito aos seus ancestrais, por isso no dia anterior e após Seollal são também designados como feriados. Mas o verdadeiro motivo que celebram este dia, é de conhecer e passar tempo com a família, jogar e comer pratos tradicionais. 
mesa de cerimônia de ritos ancestrais.
variedades de frutas de estação, peixes e carnes.
Seollal é a época de compras também, além de compras para preparar os ritos ancestrais, as pessoas compram presentes para dar aos seus pais e amigos. Carne, peixe, frutas, lanche tradicional coreana "Hangwa" (doces tradicionais e cookies).
Hangwa - doces coreanos
Um dia antes do Seollal, membros da família se reúnem para cozinhar. Pratos ancestrais para ritos de celebração devem ser preparados com cuidado, o que é bom ter gosto e aparência.  Mais de 20 tipos de pratos como vegetais silvestres, bolos, vários tipos de peixe ", galbijjim" (costela) ou "japchae" (macarrão com carne e legumes ) também são especialmente preparados.

Cada prato tem significado com a harmonia de ying e yang
Todos os alimentos requer muitas horas de trabalho, e isso levou à expressão "síndrome de férias." Ao contrário dos membros masculinos da família, as mulheres trabalham todos os dias a preparar uma refeição festiva. Ter que fazer isso todos os anos, cada temporada de férias, as mulheres vêm apresentando sintomas como dores de cabeça, dores nas costas e outras doenças físicas, medida que se aproximam com os feriados.


Recentemente esta ganhando popularidade a visão de que um feriado deveria ser um feriado familiar. Assim, algumas famílias dividem as preparações alimentícias, e cada família traz seu próprio prato para compartilhar. Muitas lojas oferecem pratos, onde você pode comprar já preparada. Se solicitados com antecedência, seus pratos festivos pode ser entregue em sua casa no dia da Seollal ou no dia antes do feriado reais.

Na parte da manhã, as pessoas se levantam cedo para lavar e colocar em seu "Seolbim" (roupas novas preparadas para Seollal). Muitas pessoas usam "Hanbok". que é a roupas tradicionais para festas. Em seguida, as famílias se reúnem para realizar ritos ancestrais, para homenagear seus antepassados oferecendo comida, porque, de acordo com as crenças tradicionais da Coréia, os seus antepassados vêm para apreciar a refeição festiva preparada para eles.
Tteokguk feito de bolo de arroz.
 cada pedaço significa 1 ano de vida.
Depois de realizar os ritos, todos partilham comidas. Também preparou, sem exceção, o "tteokguk" é feito de "Tteok" (bolo de arroz) cortaodos em fatias finas e cozidas em caldo de carne. Segundo a tradição, comer o "tteokguk" em Seollal significa  1 ano de sua idade. Assim, as crianças perguntam uns aos outros "quantas porções de" Tteok "comeu, e calcular a sua idade de acordo com o número de porções que você tomou, apenas por diversão. 
Em sinal de respeito os jovens reverenciam-se mais velhos
Depois da refeição, agora vêm a parte divertida. Para pedir bênção e mostrar respeito dos pais ou avós, os joves ou filhos se curvam-se a eles com a maior boa vontade. Nessas horas o anciãos da família, faz comentários como: "Que você seja seguro e saudável o ano todo", ou "Encontre sua alma gêmea", e claro dão dinheiros para desejar riqueza aos mais novos.
As crianças aprendem desde cedo para respeitar os mais velhos
As crianças vão gosto especialmente do Seollal, porque eles podem receber uma boa quantidade de dinheiros e  presentes de Ano Novo. Recentemente, um número crescente de famílias cristãos estão decidindo por não realizar ritos ancestrais, devido às suas crenças religiosas. Em vez disso, os membros da família se reúnem para compartilhar comida e histórias e passar mais tempo com a família durante Seollal.
yutnori- jogos de tabuleiro
Depois de tudo isso agora vem parte de entretenimento em jogos tradicionais. O jogo mais comum é "yutnori". É  divertido e fácil de aprender, o que requer trabalho de equipe. 

Na Coreia já começou feriado portanto desejo um grande e feliz ano novo para todos!

Comentários