장어구이 Jang-o-gui : Enguia ao molho de soja adocicada




Desde tempos antigos a Coreia era conhecido com país de manhã calmo. Este calmo já foi para brejo a muito tempo pois agora é um país muito dinâmico e rápido. A velocidade ou relação de tempo é diferente de nós aqui no Brasil, pois a mudança climática é muito severa.

No verão facilmente passa de 35 graus e no inverno -20 graus. Com as mudanças de tempo os coreanos inventaram pratos BOYANGSIK que quer dizer pratos energéticos para repor as energias perdidas durante tempos severos.

BOYANGSIK tem vários tipos como galinhada, peixes ou carnes. Seguindo nessa tradição apresento um prato um tanto diferente para brasileiros, que é JANG-O-GUI enguia de água doce. Ele é aberto da parte barriga e deixa marinada no molho que é segredo de casa para casa. Mas geralmente são molho de soja, pimenta em pó, açúcar, gengibre, alho e etc..

Ele é preparado no carvão em fogo baixo durante 20 a 30 minutos depois eles são trazidos na mesa com carvão e grelha, corta em pedaços e podem comer com arroz branco ou se preferir fazer mistura de alface, folha de gergelim em molho e gengibre.

Where? Infelizmente este prato ainda não é feito no Brasil
Tip: provar espinha de enguia torrado com açucar. É gostoso.....

Quer saber mais sobre culinária Coreana? então acesse http://www.hansik.org/en/index.do

Comentários