As melhores bebidas coreanas

Olá a todos!

Falta poucos dias para comemorar ano novo lunar, ou seja mais uma festa! Este ano será dia 31, sexta-feira e na maioria de países da ásia já entraram em feriado prolongado. Saindo um pouco de rotina, hoje vou postar uma matéria sobre bebidas que os coreanos gostam de beber. Desde tradicional chá e bebidas alcoólicas, existem variedade de bebidas diferentes como Sun-nyun e Bokbunja. Então vamos lá que vou apresentar


Borichá(보리차) - Chá de cevada torrada.

Borichá é chá preparado com cevada torrada. Seu preparo é muito simples numa panela grande ferver litros de água e alguns grãos de cevada, ou daqueles que já vende ensacado como mostra foto abaixo. Esta bebida é a mais simples e mais usada, nos dias quentes como verão ele é preparada e assim que esfriar coloca numa jarra e deixa gelado na geladeira. Além de ser fresco seu sabor é leve e gostoso
  


Dechuchá(대추차) - Chá de jujuba

Jujuba é uma fruta de origem Ásia e apesar de ter no Brasil também ele é um pouco diferente dos coreanos. Jujuba de lá com nome de Dechú, tem poder antioxidante e cheio de vitaminas. Nos dias de frio, que no Brasil é difícil de sentir, ele é muito apreciado pois além de esquentar corpo ele dá energia para rejuvenescer. Ah claro dechu utilizado aqui é desidratado.



Sun-nyun(숭늉 ) - Sopa de Arroz

Realmente não sei como apresentar esta bebida, ele não é chá e nem sopa, mas como é feita de arroz vou preferir para chama-lo de sopas. Antigamente arroz era preparado na panela de pedra ou ferro, e no final o que sobrar a gente coloca água e esquenta para que ele solte do fundo da panela. Na foto abaixo mostra um pouco antes de preparar com água na panela de pedra. Quem nunca provou não vai ter a ideia de como é o seu sabor, mas ele parece mingau sem tempero. Dizem que ele ajuda a digestão e é bom para quem não tem fome ou esta doente já que não precisa mastigar. Os nobres sempre serivam sun-nyun no final de refeição como sobremesa de hoje.



Dondonju(동동주) - Vinho de arroz, premium

Já digo que esta maravilha é difícil de encontrar no Brasil. Até agora não encontrei em nenhum lugar onde vende ou faz esta bebida alcoólica à base de arroz. Com processo de fermentação ele é como sendo o mais gostoso e também cara bebida. Para fazer esta bebida usam arroz, água e um pouco de fermento. Depois de alguns dias ele é extraído sendo a parte cima, cor clara amarelada é Dondonju e a parte turba e branca é makoli, como mostra imagem abaixo. Às vezes a minha mãe ainda faz esta beleza e é claro muito disputado. O aroma é doce e lembra frutas. O nome dondon deriva de palavras de "boiar", pois alguns grão de arroz sempre boiam em cima da bebida.   




Makoli(막걸리) - Vinho de arroz

Makoli é vinho arroz, ou melhor bebidas preparada com arroz, parecido com cerveja brasileira, como não é destilada é leve e seu teor alcoólico fica em torno de 6~7%. A cor dele é leitosa e sabor bem marcante meio doce e meio amargo, Antigamente ele era servido para trabalhadores da roça, já que dava força para fazer trabalhos pesados. Hoje ele é importado e servido em restaurantes coreanos. Para acompanhar remulpajon é o mais procurado.





Sujongah(수정과) - caqui desidratada com canela

Esta bebida é feita de caqui desidratada com canela e gengibre. Tem propriedade de esquentar o corpo e é bom para eliminar álcool do organismo. É servido gelado como sobremesa pois ele é doce. Ajuda principalmente a digestão. 



Shik-re(식혜) - doce de arroz

Esta outra bebida também serve como sobremesa. É feita de malte, água e arroz em processo de fermentação. Não é fácil de fazer mas também pode ser encontrado nas latinhas que vendem nos mercados. Servindo gelado ele ajudar para abrir apetite e depois ajuda na digestão




Bacchus(박카스) - energético

Os coreanos trabalham demais e vivem estressados, e para evitar isso esta bebida é muito usado como bebida energético ou seja precursor de redbull atual. Ele é vendido nas farmácias ou nos mercados pois sua venda não é controlada. Os coreanos adoram tanto beber e presentear entre se. Dizem que ele dá energia mas cá entre nós um dos ingredientes é nossa guaraná brasileira e a gente sabe sua eficaz. 





Chilsung Cider(칠성사이다) - soda coreana

A mais querida soda limonada entre os coreanos. Esta marca é uma das mais antigas e é por isso que ainda é muito procurado. Comparada com soda limonada brasileira, ele não tem nada demais, mas seu leve sabor e verdadeiras fãs criaram uma imagem associando a marca com boas recordações. Quando for na Coreia experimente esta bebida.




Bekseju(백세주) - cem anos! 

Dizem a lenda que um belo dia um caminhante viu um jovem dar cacetada na canela de um senhor muito velho. Preocupado ele correu para impedir e perguntar por que ele estava batendo no senhor e este jovem diz "Sou pai dele e sempre falei para ele tomar este bekseju pois tenho quase 100 anos e eles não tomou agora está parecendo mais velho que eu!" diz  a lenda é claro. Pois esta bebida, segundo fabricante, dá energia para viver até 100 anos. Ele é feito de arroz,  e entra mais de 11 tipos de ervas e plantas, além de ginseng e dizem que é remédio. Não é forte  e seu sabor é marcante e suave.
  


Bokbunja(복분자) - vinho de framboesa

Diz a outra lenda, que quem tomar este vinho pode virar pinico a noite! Não sei o que quer dizer isso(na verdade sei, mas finjo que não sei, entendeu né?), mas dizem como sempre é energético. Antes de ler com calma sempre achei que esta bebida era feita de alguma ervas finas ou raízes, mas dizem que é feita de framboesa! argh. Segundo fabricante, esta framboesa silvestre tem propriedade de melhor função de rim e fígado. Não sei se acredito mas gostoso e leve ele é com certeza. 




Soju( 소주

Chegou pinga coreana, sim esta bebida é pinga coreana, de leve em torno de 20% de teor alcoólico. Feito a base de batata-doce, arroz e cevada mas atualmente usa mais tapioca importado da Ásia. É bom servir gelado e acompanhar pratos quentes e picantes. Esta beleza é tão popular e é consumida mais do que cerveja. Com certeza vocês vão alegrar quando for beber.




Banana uyu(바나나우유) - leite sabor banana

Já ouviu falar de leite de banana, ops, leite sabor banana! Sim esta maravilha existe e também no Brasil. O sabor inconfundível de banana é bom e doce. Para quem cresceu tomando este leite com certeza vai lembrar boas lembranças e vai ver que é por isso existem legião de fãs. Também está conquistando paladar de outros países como china e parte da Ásia.  




Somek(소맥) - cerveja com soju

Com certeza esta é a bebida alcoólica mais querida de todos! Somek é mais do que simples mistura de soju e mekju, que é a cerveja. Para fazer uma combinação perfeita existem copos especiais que dá medida certa de soju e cerveja. Somek é barato e também fácil de fazer, servindo como uma ferramenta para unir as pessoas que acompanham a bebida.


Comentários

  1. Estou aprendendo a lingua coreano acho ótimo as postagens pois aprendo os costumes de lá.Um dia eu vou estar na coréia e vai ser Maravilhoso.Pois tudo me deixa pirada de legal e maravilhoso incluindo os coreanos e os Doramas.ok

    ResponderExcluir
  2. Alguém que domina a lingua da coréia pode me ensinar algumas coisas.Procuro, mas acho difícel.suzana_alvesleal@hotmail.com se tiver alguém me escreve!!!

    ResponderExcluir
  3. onde eu posso achar esse babana uyu... só achei sabor morango.... moro em sp <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso depende da importacao. pode consular neste endereco aqui https://www.facebook.com/pg/Korea-Mart-1659862107579482/about/?ref=page_internal

      Excluir
  4. Amei as postagens, anotei tudinho haha, para que eu possa experimentar quando eu for pra Coreia

    ResponderExcluir

Postar um comentário